quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pontas Duplas

Tenho certeza (ou quase) que todas meninas ouviram falar nisso, e tem muita menina que tem mais não sabe direito o que é ? o que pode ser feito para evitar ? ou a forma de tratamento ? Então vou esclarecer todas essas dúvidas, para que vocês deixem seus cabelos cada vez mais lindos e bem cuidados. Afinal o cabelo pra mulher e tudo. E quem não gosta de ter aquele cabelo lindo sem nenhuma ponta dupla *-*

As pontas duplas aparecem porque os fios 
sofrem um desgaste natural, ou pela exposição
 ao sol, secador e química.

Este e um fio com pontas duplas (visto de um microscópio )


1. Por que isso acontece? 
O cabelo é dividido em três partes: a medula, que fica no interior e distribui minerais e nutrientes; o córtex, no meio, responsável pela força e elasticidade; e a cutícula, a camada externa, composta de escamas que vão se sobrepondo. Os fios sofrem um desgaste natural, mas o quadro piora com sol, secador, química etc. Em fios saudáveis, as escamas da cutícula ficam "cimentadas" por dentro, com a proteína ceramida, e, por fora, com a gordura. Sem ela, as escamas se abrem, deixando a estrutura interna exposta e frágil. Os fios tornam-se sensíveis e podem se abrir no sentido do comprimento.


2. Como tratar 
As estrelas são os condicionadores sem enxágüe (leave-in) e os reparadores de silicone. Ambos são recursos de emergência, que agem colando as pontas apenas até a próxima lavagem. Eles formam uma película que protege o fio contra as agressões externas e evita a perda de água, melhorando a hidratação. Mas esses aliados também têm outro papel. Enquanto o cabelo é protegido por fora, a estrutura interna ganha tempo para se fortalecer, sem precisar brigar com o meio externo. Se você tem muitas pontas partidas, a única solução é a tesoura. 


3. Para evitar 
Não use muito secador e chapinha. Jamais prenda-os molhados e saiba que elásticos e presilhas são grandes agressores. Não tente resolver o problema por conta própria, eliminando cada pontinha bifurcada com a tesoura de aparar unha. Depois, o cabeleireiro terá de cortar muito mais do que você queria. Se os seus fios são grossos, fuja dos cortes com navalha, que deixam a ponta mais larga do que o fio, com tendência a bifurcar com mais facilidade.


Meninas espero que tenham gostado! Comentem o que acharam :) 


Beijinhos' Camila. 



Um comentário:

  1. Camila, ótimas suas dicas! A imagem impressiona... Bem, deixo um beijinho e um convite para que conheça o meu jefhcardoso.blogspot Ok?

    ResponderExcluir